CONHEÇA O CPES

Criado em outubro de 2014 e mantido pela Escola Nacional de Seguros, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro – CPES atua nas áreas de Pesquisa, Publicações e Seminários, promovendo atividades ligadas a pesquisas acadêmicas.

Sob o comando do diretor Claudio R. Contador, M.A. e Ph.D. em Economia pela Universidade de Chicago, EUA, o CPES tem a perspectiva de se tornar um polo de excelência, funcionando nos moldes de núcleos bem-sucedidos instalados em universidades e centros de excelência no Brasil e no exterior.

O Centro oferece bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para profissionais do mercado e para estudantes e professores produzindo teses sobre assuntos pertinentes à área de seguros em universidades brasileiras e no exterior.

Além disso, o CPES é membro do International Insurance Society, uma organização que reúne trabalhos sobre o mercado de seguros de mais de 100 países para abrir caminho para inovação e desenvolvimento sustentável da indústria. Saiba mais em http://www.internationalinsurance.org/.

 

As atividades do CPES estão divididas em dois grandes grupos:

1. Atividades de pesquisas internas:

São desenvolvidas pela equipe técnica do CPES e abrangem:

Banco de dados: coleta, tratamento, geração, armazenamento e divulgação de um grande banco de dados estatísticos com acesso público e utilização amigável. O site é a fonte básica de informações estatísticas para as instituições acadêmicas, pesquisadores, alunos e professores;

Pesquisas: realizadas com o aproveitamento das informações estatísticas do setor de seguro e risco, incluindo o acompanhamento do desempenho dos ramos de seguro e previdência vis-à-vis aos demais ramos de atividade da economia brasileira e a abertura da atividade do seguro em nível regional (estados). Essas pesquisas internas são realizadas pela equipe, com reforço de estagiários selecionados da graduação da Escola Nacional de Seguros e de outras instituições.

 

2. Atividades em parceria:

São pesquisas contratadas com professores e consultores, estimulando e trazendo a Academia para o setor de seguros. O CPES é parceiro de instituições de pesquisa nacionais e internacionais. Os principais temas para o período 2015-2016 são:

Meio Ambiente, catástrofes e seus impactos no seguro e resseguro: Precificação dos danos aos recursos naturais, identificação de danos seguráveis e gerenciáveis. Seguro como mecanismo de gestão, controle e mitigação de danos;

Demografia, longevidade e atuária: desenvolvimento de tábuas de mortalidade e sobrevivência específicas, abertas por regiões e perfil de participantes;

Acidentes de trânsito: custos sociais, tecnologia de trânsito, acidentes com motos, organização de estatísticas de acidentes viários, etc.

 

Missão, Visão e Valores:

Os trabalhos do CPES visam o desenvolvimento da indústria do seguro, por isso, o centro oferece programas educacionais, apoia pesquisas técnicas, publica vasta gama de títulos e organiza seminários e conferências. A troca de experiências com instituições de ensino do Brasil e do exterior, através de convênios de cooperação técnica e transferência de tecnologias sobre educação e seguro, confirma o comprometimento com a alta qualificação de profissionais para um setor que vem se tornando cada vez mais importante na nossa economia. Estimular a produção e a distribuição de publicações especializadas através do incentivo a autores brasileiros e a traduções de livros técnicos também faz parte da missão do CPES.

A criação deste centro de estudos de Economia do Seguro de alto nível, com atividades acadêmicas complementares, tem como objetivo central a geração de novo conhecimento através de quatro tipos de ações:

  1. Estimular e atrair pesquisadores e analistas gabaritados para o mercado de seguros;
  2. Desenvolver pesquisas e a adaptação ao ambiente brasileiro de inovações oriundas do exterior, principalmente através de parcerias internacionais com outros centros de pesquisa;
  3. Estimular o debate e a reflexão por meio de seminários, workshops e mesas-redondas especializadas;
  4. Conceder bolsas de apoio de mestrado e doutorado para alunos e professores, em instituições parceiras nacionais e internacionais que estejam desenvolvendo pesquisas sobre os temas estudados no CPES, para formação do staff e de executivos de alto nível para o setor de seguros.

 

Professores associados:

  1. Eduardo Fraga: graduado Magna Cum Laude em Ciências Atuariais pela UFRJ, Professor Doutor no curso de Atuária – UERJ e em programas de pós-graduação como Mestrado e MBA. D.Sc. e M.Sc. em Finanças pela COPPEAD/UFRJ, analista técnico da SUSEP e autor de diversas publicações nacionais e internacionais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1473616196846620;
  2. José Luiz de Carvalho:  Economista, Mestre em Economia pela EPGE/FGV e Ph.D. em Economia pela Universidade de Chicago, EUA. Atualmente, é Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Risco e Seguros, revista quadrimestral publicada pela Escola Nacional de Seguros. Foi também Editor da Revista Brasileira de Economia – RBE e publicou livros e artigos científicos em periódicos especializados do Brasil e do exterior. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5697113449211908